Seg, 20 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Coruche nomeado para Município do Ano

observatorio cortica coruche

Coruche é o único município do Ribatejo nomeado para o prémio “Município do Ano Portugal 2015”, instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, que visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses.

Os Prémios pretendem ser uma forma de reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; e dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Coruche faz parte da lista final dos municípios nomeados pelo júri com o projeto do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, desenhado pelo arquiteto Manuel Couceiro com o intuito de criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo. É revestido a cortiça e tem como objetivo ser uma estrutura de valorização do montado de sobro em parceria com as associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

Entre as diversas valências que compõem o edifício destacam-se os laboratórios, as oficinas, o centro de documentação, destinados ao estudo binómio sobreiro/cortiça. O Auditório do edifício é outra das suas maiores valências. Trata-se de um espaço convidativo para a realização de conferências, seminários, colóquios, etc…Com uma lotação de 150 lugares, possui as paredes revestidas de aglomerado negro e frescos com tons que expressam as cores do Montado.

Já este ano, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça ganhou uma Menção Honrosa na Categoria de Melhor Projeto Público 2014, nos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014, iniciativa que distinguiu as empresas e as entidades públicas que desenvolveram no ano anterior projetos de interesse turístico maior. 

Os municípios vencedores em cada categoria, bem como o vencedor nacional, serão conhecidos na cerimónia de atribuição de prémios, que decorrerá no dia 9 de julho, pelas 17h30, em Braga, no Teatro Circo com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB