O Conselho Intermunicipal, que reúne os onze municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), aprovou esta quarta-feira, 29 de novembro, o Plano e Orçamento para 2024, no valor de cerca de 13,8 milhões de euros.
A área da mobilidade e transportes assume um impacto financeiro bastante significativo no orçamento da CIMT, representando mais de 8 milhões de euros no orçamento global. A Comunidade pretende lançar, no primeiro trimestre de 2024, um novo projeto que se chama meioB e significa a disponibilização de mais de 200 bicicletas elétricas para uso público.
Este sistema intermunicipal de bicicletas para uso público conta com a instalação de 68 estações pelos nove concelhos do Médio Tejo, aderentes do projeto, onde se irão encontrar 459 docas e 14 quiosques de informação.
O Transporte a Pedido e o LINK continuarão a ser realidades em 2024 e cada vez mais adequados às necessidades de transporte das populações da região, através dos seus 70 circuitos, que garantem diversas ligações entre as sedes de concelho e as freguesias, sempre pela garantia de um transporte flexível e acessível a todos.
No que diz respeito ao transporte público regular de passageiros, a marca “Meio – para andar no Médio Tejo” vai continuar a circular e a servir o território, numa rede vasta superior a 300 linhas e a 145 autocarros.
A educação de excelência continua a ser uma das premissas desta Comunidade através da execução do PEDIME – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo no Médio Tejo, que inclui um conjunto de medidas que se traduzem em múltiplas ações, desde a Correção da Acuidade Visual e Auditiva no Pré-Escolar; Programa de Visitas de Estudo; Programa de espetáculos de teatro e Encontros com escritores contemporâneos; Ciência Viva no Médio Tejo; Programa de Seminários, entre outras ações.
Já no âmbito do Turismo e a Cultura, para 2024 destaca-se o lançamento da Rota dos Templários no Médio Tejo, os Caminhos de Fátima no Médio Tejo e a abertura de um espaço promocional da região, no Convento de Cristo.
No eixo náutico, espera-se o desenvolvimento de um projeto intitulado Castelo do Bode 365, através da dinamização da sua Estação Náutica. Já no eixo cultural, a CIM Médio Tejo perspetiva a continuidade do projeto CAMINHOS, onde se prevê definir as linhas estratégicas para a programação cultural em rede dos próximos anos.
Na área Social, destaque para o projeto Médio Tejo Inclusivo, a Carta Social Supramunicipal e a Plataforma Supraconcelhia, que concretizou a transferência de competências para a CIM no domínio da ação social.
Está prevista a concretização de uma Gestão Integrada de Meios da Proteção Civil, que significa investimentos intermunicipais, em áreas de atuação como a intervenção em incêndios florestais, em estruturas edificadas e intervenção ambiental, onde a aquisição de veículos para os vários âmbitos está contemplada.
Em 2024, vão continuar a ser definidas as agendas estratégicas, em que uma delas assenta numa “Região Digital e de Inteligência Territorial”, englobando um conjunto de ações que visam a transição e a transformação digital da região. Assim, neste contexto, será desenvolvido no Médio Tejo o projeto – Smart Region OVT.
Na área da habitação, foi firmado o Protocolo de Cooperação para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis do Médio Tejo, que prevê, no decorrer do próximo ano, a construção ou reabilitação de cerca de 1132 habitações, destinadas a arrendamento acessível.
O documento estratégico será submetido à aprovação da Assembleia Intermunicipal, que se realiza no próximo dia 13 de dezembro, às 21h00, na sede da CIM, em Tomar.