Sex, 1 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Chamusca com orçamento de 16,8 milhões para 2024

A Assembleia Municipal da Chamusca aprovou o orçamento da Câmara Municipal para 2024, no valor de cerca de 16,8 milhões de euros, estando o foco do investimento reservado para a educação e qualificação do potencial humano.

O presidente da autarquia, Paulo Queimado, explica que “as opções do plano são elementos fundamentais para a persecução dos objetivos e para a sua concretização de forma sustentável, mantendo os princípios básicos de equilíbrio orçamental, sem colocar em risco os compromissos assumidos, fazendo a gestão de forma equilibrada entre a priorização do investimento com base nos projetos financiáveis no atual quadro comunitário e as medidas de potenciação das ações de investimento e de apoio ao desenvolvimento socioeconómico”.

Paulo Queimado revelou que “o Município da Chamusca está profundamente empenhado no seu modelo de desenvolvimento, tornando o concelho mais competitivo e resiliente, gerador de novas oportunidades de emprego, de criação de riqueza e de reforço do conhecimento, numa perspetiva dinâmica de competitividade e sustentabilidade, procurando desta forma criar condições para uma maior coesão e convergência no contexto nacional”.

As Grandes Opções do Plano (GOP´s) para 2024 totalizam um valor de cerca de 12,9 milhões de euros, sendo o eixo da educação e qualificação do potencial humano, com cerca de 3,5 milhões de euros, que representa 27% das GOP’s, a área com maior dotação, seguindo-se a coesão social, económica e territorial, com cerca de dois milhões de euros, o ordenamento do território e regeneração urbana, com cerca de 1,8 milhões de euros, e o ambiente, com cerca de 1,7 milhões de euros.

Entre os investimentos inscritos para 2024, Paulo Queimado destacou a conclusão da requalificação da Escola EB 2,3 e secundário, com um investimento total de 5,2 milhões de euros, aos quais acresce a despesa em mobiliário e de aluguer de módulos, com custos de cerca de 1 milhão de euros.

Inscrito nas GOP’s está também o valor de 1,5 milhões de euros para a conclusão da construção das piscinas municipais e da sua cobertura.

Das GOP’s destaque ainda para a construção do Arquivo Histórico e Municipal com um valor total de empreitada de 1.250M€ e a conclusão das obras de Mobilidade Urbana Sustentável, Regeneração Urbana e Requalificação de diversos espaços públicos.

O orçamento vai ser ainda reforçado com o saldo de gerência de 2023, com um valor superior a 1,5M€, verba que se destinará a reforçar várias rubricas que carecem de financiamento.

Paulo Queimado sublinhou, ainda, que o orçamento prioriza as oportunidades de financiamento por fundos comunitários, tendo vários projetos e financiamento aprovado no valor total de 12,7 milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB