Entre os dias 9 e 29 de Maio, os residentes na cidade do Cartaxo podem fazer chegar à Câmara as principais reclamações e problemas sentidos em relação à circulação rodoviária.
Esta consulta pública, em que os cidadãos são também convidados a apresentar soluções e sugestões, é a primeira fase do processo de revisão do plano municipal de trânsito, e será feita através do preenchimento de formulários colocados no site da autarquia na Internet, em www.cm-cartaxo.pt, no edifício dos paços do concelho e nos estabelecimentos comerciais da cidade.
“Para além das situações mais evidentes e já identificadas pela autarquia e demais autoridades ligadas ao trânsito, queremos contar com a colaboração dos munícipes na identificação de casos mais particulares”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Varanda, explicando que o grande objectivo desta revisão “é facilitar a circulação automóvel e melhorar as condições de segurança das pessoas em todo o perímetro urbano do Cartaxo”.
A segunda fase, de análise das informações que chegarem à autarquia, decorre nos quinze dias úteis após a fase da consulta. Todas as participações serão devidamente analisadas e objecto de resposta por escrito, segundo informações do próprio município.
A terceira e última fase, a implementação, ainda não tem data definida, mas a Câmara fará a sua divulgação pública com 15 dias de antecedência, e “terá em linha de conta a necessidade de minimizar o impacto do processo de mudança na vida dos cidadãos”.
A revisão do plano municipal de trânsito vai também ter em conta a colaboração das entidades de segurança e da protecção civil.