Ter, 10 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara do Cartaxo não pensa “neste momento” voltar às Águas do Ribatejo

Foto de Arquivo: Assinatura do protocolo de concessão entre a Câmara do Cartaxo e a Cartágua
Foto de Arquivo: Assinatura do protocolo de concessão entre a Câmara do Cartaxo e a Cartágua

A hipótese não está posto de lado mas, neste momento, a Câmara Municipal do Cartaxo não está a equacionar a revogação do contrato de concessão assinado com a empresa Cartágua e o regresso à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo.

A garantida foi dada à Rede Regional pelo presidente da autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro, que confirmou existirem divergências com a empresa concessionária da água e saneamento naquele concelho mas, para já, a autarquia contesta apenas os aumentos que a Cartágua quer introduzir no tarifário.

“Neste momento não estamos a equacionar isso” (a revogação do contrato), afirmou o autarca, explicando que as duas partes estão divididas essencialmente sobre a questão dos tarifários, não tendo sido possível, até ao momento, chegar a um entendimento.

Pedro Magalhães Ribeiro acrescenta que a base do diferendo está na chamada cláusula de reequilíbrio, que prevê aumentos no tarifário que o atual executivo considera demasiado elevados. “Não encontramos fundamentação para aquele tipo de aumentos. Já reunimos com a Cartágua mas até ao momento não ficámos esclarecidos e não nos foi demonstrado que a quantificação encontrada seja justa”, referiu o presidente da autarquia.

A proposta de revisão do tarifário da Cartágua para 2014 deveria ser discutida esta segunda-feira, 7 de abril, na reunião do executivo municipal. No entanto, o assunto foi retirado da ordem de trabalhos com a justificação que a empresa não enviou, em tempo útil, a informação necessária.

O eventual regresso do Cartaxo (e de Santarém) à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo foi admitido presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, como uma possibilidade na quinta-feira, 5 de abril, durante uma conferência de imprensa de apresentação do relatório de gestão e contas de 2013.

em resposta ás mesmas declarações de Francisco Oliveira, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, admitiu que o município possa discutir o regresso ao sistema intermunicipal Águas do Ribatejo, mas apenas no próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB