A Câmara Municipal de Santarém deliberou esta segunda-feira, 16 de setembro, atribuir um apoio financeiro no valor de 808.104,94 € para obras a decorrer em várias juntas de freguesia do concelho, no âmbito dos Contratos Inter administrativos (CIA) de Delegação de Competências e de Cooperação.
Na União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês está em curso a obra de recuperação da Escola EB1 e Jardim de Infância, no valor de 62.484,30 euros, que vai permitir a reabertura deste equipamento escolar histórico de Tremês, para dar resposta a uma necessidade da Freguesia. Beneficiando ainda de um apoio no valor de 4.632,20 euros, destinado a suportar os custos da construção de casas de banho públicas na vila de Tremês.
Na União de Freguesias da Cidade de Santarém, decorrem os trabalhos de pavimentação de passeios públicos na Rua Vale Salmeirim e parte da Rua Aristides Sousa Mendes, no valor de 157.664,88 euros.
Na Junta de Freguesia de Almoster, decorrem os trabalhos de requalificação do Arruamento Beco dos Narcisos, no Casal da Charneca, no valor de 19.624,55 euros, assim como as obras de beneficiação de arruamentos, becos em diversos locais da Freguesia de Almoster, um investimento com valor de 62. 951,81 euros.
Na Junta de Freguesia de Abitureiras, avançam os trabalhos de construção de valetas na Póvoa do Conde, orçados em 9.582,40 euros. Outro dos investimentos contempla a aquisição de serviços para elaboração de projeto de execução da requalificação do Ringue Polidesportivo, no valor de 13.689,90 euros.
A Junta de Freguesia de Alcanhões tem contemplada uma verba destinada à aquisição de serviços para elaboração de projeto de execução da requalificação do Ringue Polidesportivo, no valor de 13.689,90 euros.
A Junta de Freguesia de Moçarria recebe um apoio financeiro no valor de 21.960,93 euros, destinado à pavimentação do Recinto de Festas.
O apoio concedido à União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa Santarém prevê a aquisição e colocação de abrigo na entrada do Posto Médico de Achete, no valor de 4.307,49 euros; a aquisição de letras para identificação do Posto Médico de Achete, no valor de 441,57 euros; a aquisição de novo mobiliário urbano “bancos” para instalação no espaço público da União de Freguesias, no valor de 1.547,88 euros. Outros dos investimentos está destinado à construção de um bunker e pavimentação do parque da paragem dos autocarros no Largo dos Combatentes do Ultramar em Póvoa de Santarém, trabalhos orçados em 18.421,21 euros. Por último, está prevista a aquisição de serviços para elaboração de projeto de pavimentação dos arruamentos da Rua da Capa Rota, Casal da Estrada/Alcaidaria e da Rua do Poço, no valor de 2.500,00 euros.
A Junta de Freguesia de Amiais de Baixo recebe um apoio para a aquisição do projeto de execução, para a requalificação de passeios na Rua do Alviela, na Rua Dr. António M. Galhordas e no Largo (sito na Rua Francisco S. Varanda), trabalhos orçados em valor de 4.338,00 euros. Estão ainda contemplados os melhoramentos do interior da sede da Junta de Freguesia com o objetivo de criar o Futuro Espaço Cidadão, um investimento que tem um custo de 4.420,73 euros.
A Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta recebe um apoio financeiro no valor de 2.257,05 euros, destinados aos trabalhos de melhoramento do interior da sede da Junta de Freguesia, onde vai ser instalado o futuro Espaço Cidadão.
A Junta de Freguesias de Pernes recebe uma verba de 9.000,00 euros, um investimento que serve para dar apoio à realização do “Festival do Azeite 2024”, que decorre na Vila entre os dias 27 e 29 de setembro.
A Junta de Freguesia do Vale de Santarém recebe uma verba no valor de 384.280,04 euros, que vai permitir levar a cabo a obra de ampliação do Cemitério do Vale de Santarém. Um investimento que vai dar resposta à necessidade de alargamento deste espaço.
“Os apoios às juntas de freguesia do concelho são para continuarem a ser atribuídos e, se possível, para serem reforçados, numa parceria que pretende continuar a melhorar a qualidade de vida da população scalabitana, através da criação e melhoramento de infraestruturas que devolvam qualidade de vida à população”, afirmou o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite.