A elaboração deste documento estratégico teve como base os “Youth Goals” (Objetivos Jovens) da União Europeia, tendo sido promovidos diversos debates no Conselho Municipal de Juventude de Santarém e nos agrupamentos escolares, além de uma congregação de esforços do município com o Instituto Politécnico de Santarém.
Na sessão de apresentação, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Conselho, Ricardo Rato apresentou e explicou o desafio que foi a co-criação da proposta para o Plano Municipal de Juventude com o Conselho Municipal da Juventude, a metodologia aplicada e os objetivos definidos para a juventude em Santarém.
“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens. Com esta proposta envolvemos jovens de todo o concelho e debatemos as problemáticas associadas à juventude, promovendo a democracia direta, a democracia do século XXI.”, reforçou o vereador.
A apresentação contou igualmente com o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, que realçou a importância dos jovens do concelho. “Em Santarém, temos a convicção que todos os jovens, munidos de ferramentas certas e em situação de igualdade de oportunidades, têm um potencial infinito, representando, por isso uma grande mais-valia para o seu concelho”, disse.