A Câmara Municipal de Abrantes aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2024, no valor de 50,7 milhões de euros, com os votos da maioria PS e o chumbo dos vereadores eleitos pelo PSD e movimento do ALTERNATIVAcom.
Segundo uma nota da autarquia, do bolo total, “cerca de 14,4 milhões de euros estão destinados ao Plano de Atividades Municipal (PAM), que representa um crescimento de 11% face a 2023”, sendo que o “Plano Plurianual de Investimentos (PPI) foi dotado com cerca de 16.4 milhões de euros, o que corresponde a um reforço de 32% face a 2023”.
A nível do investimento, a Câmara destaca as conclusões das obras de requalificação da Escola Octávio Duarte Ferreira, no Tramagal, do Cineteatro S. Pedro, do Museu de Arte Contemporânea Charters D´Almeida, a construção da Unidade de Saúde Familiar Norte e a construção e instalação de uma Creche Municipal.
A reparação dos danos em infraestruturas e equipamentos municipais provocados pela depressão “Elsa” na Ribeira de Rio de Moinhos também está prevista no Orçamento 2024, bem como a beneficiação de vários arruamentos e espaços públicos por todo o concelho.
No que se refere à política fiscal, a Câmara optou por manter as mesmas taxas de 2023 a nível do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), Derrama, participação variável no IRS e taxa municipal de direitos de passagem.