No caso da Viver Santarém, as contas foram aprovadas por maioria, com os 5 votos a favor do PSD e 4 abstenções do PS. O documento apresenta um resultado operacional de cerca de 65 mil euros, um resultado líquido de 3.683 euros e um aumento do volume de negócios, em comparação com período homólogo, de 192 mil euros, totalizando, em 2019, 2 milhões 485 mil euros.
O Complexo Aquático, que representa 38,8% das receitas totais da empresa, em comparação com período homólogo, obteve um aumento de receita de 138 mil euros, totalizando mais de 965 mil euros.
O presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, João Teixeira Leite, destacou que ao longo de 2019 foram desenvolvidos diversas iniciativas e projetos que visam fortalecer Santarém no contexto Regional e Nacional e reforçar a sustentabilidade económico financeira da empresa.
O responsável lembra que em 2019 foram dados diversos passos com o objetivo de serem criadas novas infraestruturas que permitem a fixação de público em Santarém em períodos de curta duração em contexto turístico e de lazer, dando, desta forma, início ao projeto de criação de um parque de campismo, caravanismo e diversos bungalows junto ao Complexo Aquático.
Já no que diz respeito ás Águas de Santarém, as contas foram aprovadas por unanimidade, tendo sido destacada a forte aposta na substituição de condutas e na remodelação de infraestruturas, que permitiu reduzir as perdas de água de 33 para 28% em 2019.
A Águas de Santarém terminou o ano passado com um resultado positivo de 309 mil euros, tendo a administradora executiva da empresa, Teresa Ferreira, referido que dos cerca de 2,2 milhões de euros de investimento cerca de 75% destinaram-se a reduzir o volume de perdas de água.
Segundo a responsável, estes investimentos vão continuar, estando já aprovada uma candidatura de 2,7 milhões de euros a fundos comunitários para continuar a remodelação da rede.
Na reunião do executivo municipal, o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, anunciou que deixou a liderança do conselho de administração da Águas de Santarém, cargo que ocupava há vários anos, devendo o seu substituto ser anunciado após a reunião da próxima assembleia municipal.