O investigador Bruno Góis, de 39 anos, será novamente o primeiro candidato pela lista do Bloco de Esquerda às Legislativas de 2025 no distrito de Santarém. Nascido na capital do Ribatejo, Bruno Góis é doutor em antropologia pela Universidade de Lisboa, onde é investigador do Centro de Estudos Comparatistas.
Bruno Góis iniciou a sua militância política em Santarém em 2006. Foi membro efetivo e em rotatividade da Assembleia Municipal de Santarém (2009-2015) e dirigente concelhio e distrital (2008-2016). O cabeça de lista bloquista, que assessora o grupo parlamentar do BE na área da Educação e Ciência desde 2019, é também membro da Mesa Nacional do partido desde 2014 e ativista do coletivo feminista Por Todas Nós desde 2016.
A confirmação das escolhas por Santarém foi feita este domingo, 23 de março, pela Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. A lista com os três primeiros candidatos foi proposta pela Assembleia Distrital de Santarém realizada no sábado, e inclui ainda os nomes de Júlia Pereira e Ana Alves
Júlia Mendes Pereira, com 34 anos, será a número dois. É natural de Lisboa, mas tem raízes ribatejanas e mora no Entroncamento. É formada em Estudos Portugueses e Brasileiros, pela Universidade de Lisboa, e frequenta o mestrado em Ensino de Português, na Universidade de Coimbra. Trabalha como diretora técnica na Anémona, associação de solidariedade social de apoio à saúde transgénero. Foi dirigente da Transgender Europe e liderou a campanha pela autodeterminação de género e pelo direito a ser.
Em terceiro lugar vai Ana Alves, 25 anos, técnica de ação social e membro da Comissão Concelhia de Torres Novas. A restante lista será em breve divulgada.
Nas últimas eleições, apenas PSD, PS e Chega elegeram deputados no distrito de Santarém (três cada partido). A força seguinte, em número de votos, foi o Bloco de Esquerda, que está apostado em voltar a eleger no distrito.