A proposta foi deixada no Tribunal Central Cível de Santarém, após a entrega formal das listas candidatas às próximas eleições legislativas de 6 de outubro, e que decorreu esta segunda-feira, 19 de agosto.
“Para o Bloco de Esquerda, o ambiente e os seus problemas são essenciais nestas eleições, em que preparamos o futuro comum”, afirmou a cabeça de lista por Santarém, Fabíola Cardoso, citada num comunicado de imprensa do partido.
“No distrito de Santarém, uma preocupação central é a proteção dos recursos hídricos, nomeadamente a poluição dos rios, em que o exemplo mais recente são os jacintos de água, espécie invasora que se reproduz a grande velocidade, ameaçando destruir todo o ecossistema”, acrescentou a candidata, que é também professora da área da biologia.
Para Fabíola Cardoso, “este problema ambiental é agravado pela falta de água em toda a rede hidrográfica do Tejo”, acrescenta o mesmo comunicado, onde o BE se manifesta pela criação de uma Autoridade Nacional da Água.
Além da cabeça de lista e de vários outros elementos que a compõem, o ato formal da entrega no tribunal contou também com a presença de Eduardo Jorge, ativista do movimento “Nós Tetraplégicos” e mandatário da candidatura.