Numa acção que visou chamar a atenção para o aumento do desemprego no distrito, o Bloco de Esquerda de Santarém afixou cartazes e colocou uma faixa junto ao Centro de Emprego de Santarém na terça-feira, 1 de Maio.
Segundo o Bloco, que cita números oficiais, “a média do aumento do desemprego é de 43,63%, tendo passado de 2.267 para 3.256 pessoas sem acesso ao emprego” no espaço de um ano, ou seja, desde a chegada da Troika.
O BE acrescenta ainda que o desemprego jovem é o mais preocupante, subindo 49,62% na faixa estaria que tem menos de 25 anos, mas que cresceu 47,02% para pessoas entre os 35 e os 54 anos, e 24,02% entre que tem mais de 55 anos.
Esta “explosão do desemprego” é o resultado das políticas da Troika, segundo o Bloco, para quem “estes números representam um desastre social” que vai “ser agravado pela decisão do governo PSD / CDS de diminuir o tempo de subsídio de desemprego”.
Os bloquistas chamam ainda a atenção para o facto de “nos contactos realizados no âmbito da campanha contra a pobreza, o desemprego era referido, insistentemente, como a causa fundamental da pobreza”. “Os números provam, agora, a dimensão trágica do empobrecimento geral provocado pelo desemprego, fruto directo da política do governo PSD / CDS / Troika”, conclui o mesmo comunicado.