Dom, 8 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

BE questiona governo sobre poluição no rio Nabão

Fabíola Cardoso, deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo círculo de Santarém, entregou na Assembleia da República uma Pergunta onde questiona o governo sobre a poluição que tem assolado o rio Nabão, em Tomar.


No documento, a deputada recorda que “uma grande quantidade de peixes foi encontrada morta na foz do rio, no dia 19 de julho, facto que, “de acordo com habitantes da freguesia de Linhaceira e com a Aqua Tomar, uma associação ambientalista local, foi causada por uma descarga poluente a jusante do açude da Matrena”.
Para o BE, tendo em conta o número de queixas junto das autoridades desde 2016, “é incompreensível e inaceitável verificar que este problema ambiental subsiste”.
“A poluição recorrente do rio Nabão põe em causa a integridade ecológica, a fauna, a flora e os valores ambientais daquele sistema fluvial. Acresce ainda que o rio é utilizado pela população para a prática de atividades de recreio e lazer, como a canoagem e banhos”, lembra Fabíola Cardos, sublinhando que as descargas “acarretam também riscos para a saúde pública”.
Exigindo que sejam apuradas responsabilidades para “eliminar, definitivamente, as fontes de poluição do rio Nabão”, a deputada pergunta ao Ministério do Ambiente se tem conhecimento desta última descarga poluente, que entidades foram notificadas da descarga, que ações inspetivas foram realizadas, e quais os resultados das mesmas diligências.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB