A concelhia de Santarém do Bloco de Esquerda quer que a câmara municipal estabeleça negociações com a empresa proprietária do Santarém Retail Park para o uso da prática desportiva das instalações do antigo Jumbo, desocupadas desde Julho de 2012, há mais de dois anos.
Num comunicado enviado à Rede Regional, a concelhia do BE mostra-se consciente de que “são necessárias adaptações e uma negociação com a empresa proprietária”, mas acredita que “todos poderão retirar grande vantagem de um equipamento que se encontra sem uso”.
Esclarecendo que vai incluir estas medidas nas reuniões de preparação do orçamento municipal para 2015, a concelhia bloquista justifica a medida pelo facto de Santarém ter “uma elevada carência de espaços desportivos”, que tem dificultado a progressão das associações desportivas do concelho e em particular da cidade.
“As crianças e os jovens estão a ser prejudicados no acesso à prática desportiva”, diz o BE, acrescentando que “só o enorme esforço e carolice dos dirigentes desportivos locais, assim como dos pais das crianças que praticam desporto, consegue manter as actividades desportivas tão necessárias e úteis à juventude”.
“Trata-se de um enorme espaço, com um pé direito bastante razoável, que pode ser utilizado para a prática de várias modalidades em simultâneo. Os clubes teriam, assim, possibilidade de conseguir realizar os treinos necessários às suas equipas”, afirma ainda a concelhia do BE.