O orçamento da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha para 2016 prevê uma redução que ronda os 14% em relação a este ano, o que se traduz numa diminuição global de cerca de 1,3 milhões de euros.
A redução, segundo uma nota de imprensa da autarquia, justifica-se “essencialmente pelo fim do ciclo do anterior quadro comunitário de apoio e início de alguns projetos cofinanciados, no novo quadro comunitário”.
“O orçamento, de cerca de 8,2 milhões, quando ainda se desconhece o Orçamento do Estado e as aberturas de avisos para candidaturas a fundos comunitários, prevê investimentos ajustados às reais possibilidades do município, mantendo-se um nível de investimento significativo que representa 15% do total da despesa do orçamento”, adianta a mesma nota.
Em termos de projetos estratégicos na área do turismo, são apresentados no documento os arranjos paisagísticos da ilha do Castelo de Almourol e a criação de conteúdos de musealização deste monumento nacional, assim como a execução do projeto de percursos ribeirinhos e da criação de um Centro de Interpretação Templário.
“Na área da educação, para além da manutenção da parceria com a Universidade de Aveiro no projeto Centro Integrado de Educação em Ciências, irá avançar a construção do novo Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha”, garante a autarquia, que afirma também querer criar um centro de apoio à atividade empresarial e ninho de empresas, junto da Loja do Cidadão.































