Terminado o ciclo de debates autárquicos promovido pelos jornais O Almeirinense, Correio do Ribatejo e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0 FM) e Rádio Bonfim (104.9 FM), cujo balanço final ultrapassou as 230 mil visualizações, o consórcio de media regional está a preparar uma emissão especial, única e inovadora na região para a noite de domingo, 12 de outubro.
A transmissão, que vai acontecer, mais uma vez, em direto nas redes sociais dos cinco meios de comunicação, está a ser preparada há vários dias por uma vasta equipa de jornalistas e técnicos, com o objetivo de oferecer aos seus leitores e ouvintes, em direto e ao minuto, todos a informação e os resultados eleitorais de todo o distrito de Santarém, dos seus 21 municípios, e das suas cerca de 140 freguesias.
A partir do auditório “Scalabis” do ISLA Santarém, com três cenários distintos, a transmissão televisiva, que se vai iniciar às 20h00 e só terminará quando todos os resultados estiverem definidos.
Ao longo da noite, haverá dezenas de diretos com repórteres no exterior e com os principais rostos destas eleições, para que, em casa, todos possam saber o que pensam as figuras regionais envolvidas nas Autárquicas 2025 no distrito de Santarém.
A emissão contará ainda com o “reforço” de quatro comentadores de peso: Susana Pitta Soares, Luísa Mesquita, Paulo Fonseca e António Rocha Pinto, que serão os comentadores convidados para analisar todos os resultados, os vencedores e os derrotados da noite eleitoral.
Susana Pitta Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa. Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, eleita pelo PSD, e chefe de gabinete na mesma autarquia. Atualmente, exerce funções como advogada e professora no ISLA Santarém – Instituto Politécnico. É também autora do livro “Abuso Sexual de Crianças: Valoração da Prova”.
Luísa Mesquita é licenciada em Educação Física pela Universidade de Lisboa e possui uma pós-graduação em Ciências da Educação. Ao longo da sua carreira, exerceu funções de professora e formadora em diversas instituições de ensino. Foi vereadora na Câmara de Santarém e deputada na Assembleia da República durante várias legislaturas, eleita pelo círculo de Santarém pelo Partido Comunista Português, e destaca-se pela sua atuação política na região.
Paulo Fonseca iniciou a sua carreira política como vereador na Câmara Municipal de Ourém, eleito pelo PS, onde chegou a presidente. Durante o seu mandato, destacou-se pela implementação de projetos de desenvolvimento local e pela captação de investimentos europeus. Foi deputado na Assembleia da República e exerceu funções como presidente da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista e, mais tarde, como Governador Civil de Santarém.
António Rocha Pinto é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e possui uma pós-graduação em Urbanismo e outra em Gestão. Trabalhou durante 33 anos na Câmara Municipal de Almeirim, onde exerceu o cargo de chefe da divisão de edifícios, infraestruturas e recursos. Em 2017, foi candidato à Câmara de Santarém pelo CDS e é também autor do romance “Improvável”.
CICLO DE DEBATES SOMOU MAIS DE 230 MIL VISUALIZAÇÕES
Esta emissão especial foi pensada e preparada após o enorme sucesso e uma quase unanimidade de comentários positivos dos envolvidos no ciclo de debates autárquicos promovidos pelos cinco órgãos de comunicação regional, que terminou com mais de 230 mil visualizações.
O último debate foi dedicado ao concelho de Santarém e registou mais de 26 mil visualizações. Antes, Almeirim registou mais de 28 mil visualizações, Alpiarça cerca de 27 mil, Cartaxo mais de 16 mil, Chamusca mais de 28 mil, Rio Maior ultrapassou as 29 mil, Coruche rondou as 22 mil, Salvaterra de Magos superou as 18 mil, Golegã aproximou-se das 16 mil e Benavente atingiu cerca de 18 mil visualizações.
Os debates, com duração média entre 60 e 90 minutos, decorreram no Auditório Scalabis do ISLA Santarém – Instituto Politécnico e foram moderados por jornalistas dos cinco meios de comunicação social envolvidos.
As sessões decorreram sem presença de público, mas foram transmitidas em direto nas redes sociais e nas rádios parceiras, o que permitiu um acompanhamento próximo por parte da população.
Todos os debates deste ciclo estão disponíveis nas redes sociais dos órgãos de comunicação envolvidos, de forma a permitir a sua visualização a qualquer momento.