Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Autarquias e IPSS estão no limite da capacidade

As instituições particulares de solidariedade social (IPSS) estão “no limite das suas capacidades”, o mesmo acontecendo com algumas autarquias que “já esgotaram a sua capacidade de intervir” no apoio às famílias mais carenciadas.

O alerta é da assembleia da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que aprovou esta terça-feira, 27 de novembro, uma recomendação para que o executivo da CIMLT reúna com urgência com o diretor Distrital da Segurança Social para que sejam implementadas medidas imediatas de apoio às famílias mais carenciadas dos 11 municípios que integram aquela comunidade intermunicipal.

A recomendação dá conta de casos de famílias “com casa e com carro a viverem sem as condições mínimas de dignidade, com crianças que as únicas refeições que comem são servidas na escola”, e garante que há autarcas que estão a ajudar várias famílias recorrendo aos seus rendimentos pessoais.

O documento proposto pela CDU, mas que foi aprovado com 29 votos a favor, 10 abstenções e 1 voto contra, considera que a situação é dramática, perante a incapacidade de dar respostas, por parte da segurança social, que encaminha as famílias para os municípios

O texto aponta ainda o dedo a escolas “que continuam a deitar para o lixo as refeições sobrantes”, quando há crianças com fome que poderiam levar essas mesmas refeições para casa.

Outra das críticas vai para alguns hipermercados depositam diariamente “centenas de quilos de alimentos em perfeito estado para serem consumidos” no reservatório dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB