Ter, 21 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Autarcas opõem-se a novo açude no Rio Tejo

Os autarcas do Médio Tejo opõem-se veemente à localização indicada para a construção de um eventual novo açude rebatível no Rio Tejo, a jusante de Constância, logo após a confluência com o rio Zêzere.

Este novo açude está previsto no Estudo “Valorização dos Recursos Hídricos para a Agricultura no Vale do Tejo e Oeste”, que está a ser desenvolvido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), na sua qualidade de Autoridade Nacional do Regadio.

Os autarcas consideram que esta intervenção, a concretizar-se, pode traduzir-se em danos gravosos para Constância pois, não existindo informações mais precisas sobre as cotas de inundação da albufeira, mas validando a linha da figura, a praia fluvial deixará de existir, bem como alguns espaços verdes existentes.

Em contrapartida, os municípios do Norte do distrito de Santarém referem a importância da construção da Barragem do Alvito, no rio Ocreza, como fator decisivo para a sustentabilidade dos territórios e das atividades económicas que dependem deste recurso em detrimento das outras duas opções em análise, designadamente a agora proposta.

Os autarcas vão solicitar esclarecimentos sobre a construção do açude proposto, em detrimento das propostas anteriormente sinalizadas pela APA, designadamente questionar do resultado de discussão pública inerente às “Soluções para o reforço da resiliência hídrica do Tejo” proposta em 2023 pela APA.

Foi ainda deliberado que esta posição dos autarcas deverá ser enviada para o Ministério do Ambiente, para o Ministério da Cultura, para o Ministério da Economia, para a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, para a Agência Portuguesa do Ambiente, para a CCDR- LVT, para o Instituto do Património Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB