Sex, 28 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Atrasos na justiça deixam crianças sem pensão de alimentos

justicadinheiro

Há casos de menores de idade no distrito que estão a ficar sem pensões de alimentos devido à inoperacionalidade do sistema informático “Citius”, que está a provocar o caos no sector da justiça desde que foi introduzido o novo Mapa Judiciário.

A denuncia é feita pelo recém-eleito secretariado distrital do PS de Santarém, que explica que em causa estão os “necessários despachos judiciais, que deveriam ser dados num prazo que habitualmente ronda os 10 dias e que, neste momento, estão com um atraso de meses, por falta de capacidade de resposta dos Tribunais de Família e Menores”.

Segundo este órgão, que iniciou funções no início desta semana, esta “situação caótica” tem obrigado os pais e os respetivos advogados “a apresentar requerimentos ao processo com caráter de urgência para verem resolvidos os seus problemas”.

“Este é apenas um exemplo concreto de como a situação que se vive no setor da Justiça afeta diretamente a vida das pessoas”, acrescenta o secretariado distrital numa nota de imprensa, onde afirma anda que os mais desprotegidos são “os mais afetados pelos erros do governo PSD/CDS, que permanece alheio à realidade do País e às consequências da total incompetência da Ministra da Justiça, cuja permanência no cargo não se entende”.

Nesta primeira reunião, que decorreu em Vila Nova da Barquinha, os socialistas criticaram duramente a degradação dos serviços públicos a nível do distrito, concretamente no que se refere às áreas da saúde, educação justiça.

Eleito pela Comissão Política Distrital, o novo secretariado é presidido por António Gameiro, também presidente da Federação, e composto por Anabela Azenha (Rio Maior), Anabela Freitas (Tomar), Fernanda Asseiceira (Alcanena), Francisco Dinis (Torres Novas), Hugo Vieira (Cartaxo), Isabel Costa (Barquinha), José Alho (Ourém), José Martins (Mação), La Salette Marques (Cartaxo), Manuel Afonso (Santarém), Mário Balsa (Entroncamento), Nuno Ferreira (Tomar), Ricardo Segurado (Santarém), Sónia Sanfona (Alpiarça) e Teresa Aranha (Almeirim).

Por inerência, fazem também parte Maria da Luz Lopes, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, e Tiago Preguiça, Presidente da JS Ribatejo, ao passo que Francisco Oliveira (Coruche), Hugo Costa (Tomar), Joaquim Rosa do Céu (Alpiarça) e Pedro Pereira (Benavente) são adjuntos do Presidente da Federação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png