A Associação Humana Portugal (AHP) entregou à Câmara Municipal de Santarém o “prémio maior quantidade de kgs por habitante – 2014”, uma distinção relacionada com a quantidade de roupa e de sapatos recolhida por munícipe scalabitano.
Segundo o relatório da AHP, responsável pela gestão dos contentores de depósito de vestuário, em 2014 foram recolhidos cerca de 97,9 toneladas de roupa e calçado nos 44 contentores distribuídos pelo concelho.
O prémio foi entregue no passado dia 28 de outubro, numa cerimónia onde estiveram presentes a representante da AHP, Filipa Reis, a vereadora Inês Barroso, que tem o pelouro da proteção ambiental, e vários elementos da União de Freguesias de Santarém, e da Azoia de Cima, Romeira e Várzea e Moçarria.
Inês Barroso fez um agradecimento especial a cada freguesia, enaltecendo “o contributo de todo o concelho na distinção, que comprova que os munícipes estão cada vez mais sensibilizados para a importância na seleção dos resíduos, que, deste modo, podem ser transformados em recursos”.
Fundada em 1998, a AHP recolhe roupa e sapatos que as pessoas já não querem e que, por isso, depositam nos contentores específicos, o que permite a proteção do meio ambiente e valoriza os volumes de artigos depostos em milhares de toneladas por ano.