A Assembleia Municipal de Santarém aprovou, por maioria, na sua reunião de 30 de abril, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE), que mostra preocupação com o fato de, nas últimas semanas, a urgência de obstetrícia do Hospital de Santarém fechar por falta de profissionais para assegurar um serviço essencial de saúde pública.
“Esta falta de profissionais, nesta área tão sensível para a população na sua dimensão médica, assistencial e emocional não se compadece com explicações do foro tecnocrático, aludidas sistematicamente há anos pelos sucessivos governos”, refere a moção do BE, acrescentando que “hoje, ao fim de anos de experiencia, todos sabemos que a falta de profissionais nesta área, tal como em muitas outras na área da saúde, se deve essencialmente à de falta condições com que se deparam os profissionais de saúde, desde remuneratórias, carreiras claras e atrativas e perspetivas de desenvolvimento profissional”.
Em nome da população do concelho e das mais de 200 mil pessoas abrangidas pela ULS de Santarém, a Assembleia Municipal de Santarém quis demonstrar ao Governo a sua grande preocupação pelo fecho cada vez mais acentuado e reiterado da urgência de obstetrícia da ULS de Santarém, pedindo que seja dado conhecimento desta preocupação ao Primeiro Ministro, ao Ministério da Saúde, a todos os partidos com assento parlamentar na Assembleia da República e à comunicação social em geral.































