Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Assembleia da República aprova criação da Grande Ecovia do Tejo

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, 22 de julho, a proposta do Bloco de Esquerda para a criação da Grande Ecovia do Tejo, uma grande rota entre Espanha e Lisboa que terá objetivos culturais e educativos, de desenvolvimento económico, social, ambiental e desportivo, que funcionam positivamente em sinergia com benefícios para a natureza, para as pessoas e para as economias locais.


Segundo a proposta, que teve os votos contra do CDS-PP, IL e CHEGA e as abstenções de PS, PSD e PCP, a Grande Ecovia do Tejo passa pela criação de novos percursos, pela interligação dos já existentes e pela extensão destes à fronteira com Espanha.

“Além disso, devem ser criadas ligações aos aglomerados urbanos próximos do Tejo para que se forme uma rede ciclável e pedestre que traga benefícios sociais e económicos às populações da região, dinamizando e facilitando a criação de pontos de apoio a ciclistas e caminhantes, designadamente locais de dormida, restaurantes e cafés, oficinas, entre outros”, diz a proposta.

A comunicação internacional da Grande Ecovia do Tejo deverá ser assegurada através da Rede Europeia de Ciclovias, sendo recomendado que o Estado apoie os municípios abrangidos pelo rio Tejo na criação da Grande Ecovia do Tejo, para circulação a pé ou de bicicleta, desde a fronteira com o Estado espanhol até à foz do rio Tejo, em Lisboa, interligando as vias cicláveis e trilhos pedestres existentes.

“Esta é uma iniciativa de enorme potencial desportivo, educativo, ambiental, cultural e económico. Um projeto de baixo impacto na promoção do desenvolvimento sustentável. Uma ferramenta de promoção do interior e de proteção do rio Tejo”, defende a deputada Fabíola Cardoso, eleita pelo BE pelo distrito de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB