O troço da Estrada Nacional 361 que liga os Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, a Alcanena só deverá conhecer obras de requalificação em 2017.
A informação é dada pelo próprio ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em resposta a uma pergunta entregue na Assembleia da República pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém.
Segundo a resposta do governo, a reabilitação desta via está contemplada no “plano de proximidade das Infraestruturas de Portugal”, mas “foram introduzidas modificações ao Projeto Inicial de Beneficiação, facto que alterou a data prevista para a sua conclusão”.
No documento entregue no Parlamento, os deputados socialistas Idália Serrão, António Gameiro e Hugo Costa, recordem que “as obras na EN361 estiveram mais de 20 anos para serem realizadas, sendo que nos últimos anos, o troço entre as localidades de Alcanede e Amiais de Cima foram efetuadas, no entanto, o restante troço ficou parado à espera da avaliação ambiental”.
Sobre esta questão, o gabinete do ministro informa que “o projeto encontra-se em fase de revisão, e que no final do mês de julho o mesmo deverá estar em condições de ser submetido a procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental, uma vez que a beneficiação desta estrada interfere com território abrangido pela Rede Natura”.