A Câmara Municipal de Alcanena aprovou o seu orçamento para 2019, no valor de cerca de 23,2 milhões de euros, com cinco votos a favor da maioria PS que gere a autarquia e dois votos contra dos vereadores da oposição.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Alcanena, o orçamento conta com um aumento de 3,75 milhões de euros em relação a 2018, com as receitas correntes e de capital estimadas no valor de 11 milhões de euros cada uma, “resultante da existência de investimentos comparticipados por fundos comunitários e pela administração central, que ascendem a 10 milhões de euros”.
Em termos de investimento, o documento contempla um conjunto de projetos comparticipados, como o novo quartel da GNR, o Centro Escolar de Alcanena, a requalificação do mercado municipal e a requalificação urbana da praça envolvente à paragem de transportes públicos, e a execução da rede de saneamento de Covão de Coelho e Vale Alto, entre outras obras.
“Os documentos previsionais continuam a procurar dar continuidade à concretização de projetos identificados como relevantes para o desenvolvimento do concelho, refletindo o resultado do trabalho realizado para colocar as contas da autarquia numa situação de maior sustentabilidade económico-financeira, só possível com o cumprimento do Plano de Saneamento Financeiro, aprovado no ano 2011”, explica a mesma nota.
A Câmara de Alcanena salienta ainda que as transferências para as Juntas de Freguesia ao abrigo dos acordos de execução vão passar de 350 mil euros para 400 mil euros.