Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Águas e Viver Santarém com contas positivas apesar da crise

As empresas municipais Águas de Santarém e Viver Santarém terminaram o ano de 2020 com um balanço positivo, apesar dos graves efeitos da pandemia, sobretudo na Viver Santarém, que teve uma quebra de receitas de 1,18 milhões de euros (menos 53,22% face a 2019), fruto, sobretudo, da diminuição de visitantes no complexo aquático.


Comparando com o ano anterior, a empresa apresentou resultados operacionais e líquidos de 48,8 mil euros e 3 mil euros, respetivamente. Para isso muito contribuiu a redução dos gastos com fornecimentos e serviços externos em 47,78% (menos 533 mil euros) e a compensação de cerca de 580 mil euros da autarquia.

O presidente da Viver Santarém, João Leite, elogiou ainda o “trabalho, dedicação, empenho e motivação” dos trabalhadores, fundamentais “para que fosse possível alcançar os resultados”.

No caso das Águas de Santarém, o Relatório de Gestão e Contas e o Relatório de Governo Societário apresentam investimentos de 2,5 milhões de euros e a melhoria dos principais indicadores da empresa, objetivos conseguidos num ano marcado pela pandemia, em que a empresa atribuiu cerca de 500 mil euros em apoios às famílias e empresas.

O presidente do Conselho de Administração da empresa, Ramiro Matos, destacou ainda a redução dos fornecimentos e serviços externos em 5% relativamente a 2019 (400 mil euros abaixo do valor orçamentado), o elevado padrão de qualidade (99,97% no índice de água segura) e a redução do nível de perdas de água para 28,76% (menos 2,75 pontos percentuais face a 2019), fruto do investimento na rede.

“Os trabalhadores da empresa ‘disseram’ sempre presente neste ano de extremas dificuldades, tendo sido reduzido o nível de absentismo e tendo-se verificado uma taxa reduzida de infeções por Covid-19. Os resultados apresentados, também ao nível do maior investimento, redução de perdas e de custos, demonstram uma equipa da AS experiente, forte e coesa, o que é motivo de orgulho para o Conselho de Administração”, comentou Ramiro Matos.

As contas de ambas as empresas foram aprovadas esta segunda-feira, 31 de maio, por unanimidade, pelos vereadores do PSD e PS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB