Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Tiago Jordão mostra “Peso da Liberdade” na INcubadora d’Artes

santaremTiagoJordaoescultura

“Peso da Liberdade” é o nome da escultura / instalação que Tiago Jordão, finalista do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), realizou na INcubadora d’Artes da cidade, situada na antiga escola primária de São Salvador.

Realizada no âmbito do estágio académico da sua licenciatura, esta obra faz também parte das comemorações do 42º aniversário da revolução dos cravos na cidade, tendo sido inaugurada precisamente na passada segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença da Comissão do 25 de Abril em Santarém.

Construída com fita magnética, ramos de árvore, plásticos e rede metálica, entre outros materiais, a obra está exposta no pátio frontal da INcubadora d’Artes, suspensa entre as duas árvores do antigo portão de entrada.

“Pretende incorporar a dualidade entre a liberdade conferida pela revolução de 25 de Abril de 1974, e o trajeto para onde a nossa liberdade atual caminha, com cada vez mais restrições em nome de uma maior segurança”, explica Tiago Jordão.

A obra é composta por uma estrutura maior, feita com ramos caídos de árvore e com rede de galinheiro, com a forma das asas de uma ave (espécie animal que é o símbolo máximo da liberdade), e o seu preenchimento foi feito com peças de mota, cassetes VHS partidas e fita magnética, que simbolizam a memória do passado, para que a revolução nunca caia no esquecimento

Presas entre a estrutura e ao chão estão correntes antigas, que simbolizam o quebrar das correntes da censura (25 de abril), e, ao mesmo tempo, o impedimento do voo libertino (restrições atuais).

“Como já é meu apanágio, toda a obra é feita com materiais que não seriam reaproveitados, sendo que alguns até foram recolhidos do lixo, um aspeto que considero importante no tempos que correm”, acrescenta ainda o autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB