O grupo esteve em Joniškis, uma pequena cidade no distrito de Šiauliai, a norte da Lituânia, com temperaturas médias diárias a oscilar entre os -4 e 3 graus. Fizeram parte da “missão” do Cartaxo cinco alunos da Unidade de Ensino Estruturado (Duarte Pires, Margarida Pires, Mariana Cardoso, Nilce dos Reis e Soraia Mota), dois alunos dos cursos profissionais de Desporto (Fábio Casqueiro) e Turismo (Letícia Costa), sob a supervisão da coordenadora do projeto, Carla Simões, e da docente da Educação Especial Ana Ventura.
Ao todo, esta atividade envolveu 35 alunos de 6 países – Letónia, Lituânia, Itália, Gran Canária, Turquia e Portugal – que ao longo da semana foram mostrando e desenvolvendo capacidades, competências e talentos nunca antes reveladas, ao nível da comunicação em inglês, interação, dinâmica de grupo e prática de desporto, que incluíram as modalidades de “curling” e patinagem no gelo, orientação, bowling e ainda muitos outros jogos interativos, danças e brincadeiras na neve.
Para além do desporto, o programa oferecia uma panóplia de atividades culturais, tais como visitas guiadas na cidade de Joniškis e Šiauliai, museu do basquetebol, museu da história da cidade e do país, visita a Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia e ainda a visita a uma quinta de Alpacas e ao famoso local de peregrinação e património da UNESCO, “Hill of Crosses”. Alunos e professores experimentaram ainda a confeção de bombons de chocolate, na conceituada fábrica “Rūta”.
“Desta feita, através da prática dos desportos de Inverno, assistimos ao cumprimento cabal dos objetivos delineados para esta parceria Erasmus +, para a inclusão. As quedas, escorregadelas, nódoas negras e outras aventuras vividas em grupo são marcas memoráveis e irrepetíveis que irão ficar com estes jovens para a vida”, refere a escola em nota de imprensa.
O projeto ASSIST encerrará em Manisa, na Turquia, com a 6ª e última mobilidade, de 28 de maio a 3 de junho.