Oito estudantes que integram 4ª edição do programa “Master Mundus” em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos foram recebidos no salão nobre da Câmara de Santarém, numa cerimónia que serviu para acolher os jovens estrangeiros.
Os alunos, oriundos de países como Camarões, Gana, Vietname, Ruanda, Espanha, Etiópia, Nepal e Indonésia, permaneceram em Santarém durante uma semana, onde para além das trocas de experiências profissionais, ficaram a conhecer a cidade a nível cultural e gastronómico.
Este mestrado, o primeiro na Europa a oferecer um diploma conjunto em Enfermagem Avançada, é uma parceria entre a Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Universidade de Oviedo (Espanha) e a Universidade de Metropolia (Finlândia) e combina preparação teórica, metodológica e atividade de investigação, comunicação e gestão de situações críticas, bem como componentes práticas com tecnologias mais avançadas.
O principal objetivo “é proporcionar um programa de formação estruturado que prepare enfermeiros para gerir problemas graves de saúde e situações complexas em ambientes extremos, razões pelas quais devem ser dotados de conhecimentos específicos, habilidades e competências para prestar cuidados de enfermagem a doentes em estado crítico ou instável e às suas famílias”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.































