No âmbito do dia mundial do professor, que se assinala 5 de outubro, o evento contou com as intervenções de Sofia Lebre, especialista em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e de Rui Lima, diretor pedagógico do Colégio Monte Flor, e também especialista em metodologias ativas de ensino.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, ambos apresentaram a “implementação de metodologias ativas de ensino nas escolas do concelho”, através da introdução dos meios digitais no contexto do ensino e do trabalho escolar.
João Blümel, mentalista, encerrou a sessão com um espetáculo interativo que envolveu toda a plateia, com muitas gargalhadas e aplausos, numa combinação única de psicologia, humor, ilusionismo, sugestão e linguagem corporal, programação neurolinguística (PNL) e intuição.
“São vocês os responsáveis por termos jovens preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro, são vocês que de forma criativa descobrem novos talentos e preparam-nos para o sucesso”, afirmou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, lembrando a “importância dos professores na nossa vida coletiva”.
“É importante investirmos nas nossas crianças, nos nossos jovens e nas nossas escolas. É através das escolas que mudamos o mundo. É importante ver e assistir que as nossas crianças e os nossos jovens têm capacidades extraordinárias”, referiu durante a cerimónia João Teixeira Leite, vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da educação.