O objetivo é alertar e sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, sejam eles alvo de violência física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico.
Ao mesmo tempo, pretende-se chamar à atenção para o número elevado de situações de exposição à violência doméstica, sendo esta também uma forma de mau trato infantil.
Entre as mais de uma dezena de iniciativas a realizar estão a afixação de laços azuis em edifícios municipais; a afixação de cartazes alusivos ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, nos mupis existentes no concelho; a iluminação com luz azul da fachada da Capela Real/ Edifício da CPCJ; a elaboração de um mural digital: ação integrada nas Oficinas de Inteligência Emocional desenvolvidas pela EMIC e pelos professores e alunos do 4º ano do 1º ciclo dos Agrupamentos Escolares de Marinhais e de Salvaterra de Magos; a realização e divulgação de filme sobre a erradicação do trabalho infantil, e uma representação filmada alusiva aos maus tratos infantis.
A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A autarquia convida toda a população a juntar-se a esta campanha, criando um laço de cor azul, colocando-o numa porta, janela, varanda, ou outro local bem visível, e enviando uma fotografia do mesmo para o email cpcj.salvaterramagos@cnpdpcj.pt.