Sex, 1 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Sá da Bandeira acolhe encontro de jovens cientistas da UNESCO

A Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, vai acolher o 26º “Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO” entre os dias 23 e 26 de janeiro, numa iniciativa que vai juntar 14 escolas, 72 alunos e 22 professores.

“A paz: um compromisso, uma conquista” é o tema do encontro de 2024, e está inserido no ODS16 – “Paz, Justiça e instituições eficazes”, que tem como objetivo basilar “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, baseadas no respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos”.

Os representantes dos oito países participantes vão refletir sobre as soluções para uma cultura de paz mundial, partilhando ideias e valores humanistas de modo a fomentar a cooperação internacional, a compreensão e a harmonia.

Do estrangeiro, chegam à cidade participantes da Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele – Landau (Alemanha), do Liceu nº 397 Eiffel do Dande – Luanda (Angola), do Colégio Guilherme Dumont Villares – S. Paulo (Brasil), do Colégio Los Abetos – Madrid, Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane, Colégio Eduardo Pondal e Instituto de Educación Secundaria Pazo da Mercé – Pontevedra (Espanha), Escola Andorrana de Segona Ensenynaça d’Encamp (Principado de Andorra), Hudson High School – Hudson e Newton South High School (EUA), e International School of Turin (Itália).

No que se refere a escolas portuguesas, Santarém vai acolher alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, e da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, além da escola anfitriã, a Sá da Bandeira.

Do programa, que se estende ao longo de quatro dias, destaque para as apresentações e os debates dos participantes das várias escolas, para a exposição cedida pela Fundação Dr. Mário Soares e Dra. Maria Barroso “Willi Brandt: uma vida de luta pela liberdade, pela paz e pela reconciliação entre as nações”, e para a visita de estudo ao Palácio da Pena, em Sintra, e à Fundação Oriente.

Os serões culturais serão animados pelo Conservatório de Música de Santarém, pelos “8 D´Aldeia” e pelos jovens artistas da Escola Secundária Sá da Bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB