A iniciativa, que decorreu ao abrigo do programa Erasmus +, realizou-se na Suécia uma vez que este é o país que coordena um projeto de intercâmbio e parceria escolar que envolve mais 5 países, – Alemanha, Espanha, Portugal, Itália e Grécia.
Neste encontro, as delegações dos 5 países visitaram a cidade de Karlshamn e as instalações da Vägga Gymnasieskola (escola anfitriã) seguindo-se dois dias de intenso trabalho de preparação e agendamento das 5 mobilidades que se seguem, no âmbito do tema ” Viver e aprender juntos num ambiente multicultural e sustentável”. Foram ainda definidas as tarefas para cada uma das escolas, logística e gestão orçamental.
Os professores tiveram também a oportunidade de frequentar uma curta formação sobre a produção de podcasts, fazendo experiências em estúdio próprio para gravações, uma vez que será a atividade que os alunos de todas as escolas irão elaborar em equipa já na próxima mobilidade em Corfu que terá lugar de 3 a 9 de novembro.
Em maio do próximo ano será a vez do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita receber 10 professores e cerca de 25 alunos de todos os países envolvidos.
As professoras participantes salientaram a importância deste encontro “não só pelo conhecimento de novas realidades escolares, metodologias inovadoras e partilha de boas práticas, como também pelo espírito de equipa e convívio entre os vários países, assente na construção de uma Europa mais unida, mais solidária e mais respeitadora das diferenças culturais”.