Vocacionada sobretudo para as gerações mais novas, a primeira ação de sensibilização realizou-se na escola E.B. 2.3. D. João II, em Santarém, onde vários responsáveis da empresa, da câmara municipal e do estabelecimento de ensino, deram conta da importância de alterar comportamentos.
O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, alertou para o fraco nível de reciclagem, que no nosso país ronda apenas os 10%, e garantiu que a água que se bebe nas torneiras do concelho “é de qualidade excepcional”.
Numa sociedade em que, sobretudo os mais novos, pensam cada vez mais global, o presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém, Ramiro Matos, referiu a importância de se pensar também local, justificando assim o mote da campanha: “Para salvar o planeta, comece por salvar a nossa cidade”.
“É preciso a ajuda de todos para que estas causas possam ser abraçadas por todos”, referiu, salientando “a responsabilidade das entidades publicas” para diminuir o forte impacto das garrafas de plástico na poluição das águas e dos solos.
A vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém, Inês Barroso, reforçou a necessidade de “mobilizar os mais novos para a reciclagem”, ideia partilhada pelo Coordenador da EB 2.3. D. João II, António Prazeres, que considera que depois da descida da taxa de reciclagem com a pandemia, esta “é uma boa altura” para voltar a reforçar a sensibilização desta faixa etária.
TROCAR O PLÁSTICO POR GARRAFAS REUTILIZÁVEIS
A nova campanha “Para salvar o planeta, comece por salvar a nossa cidade” tem como objetivo principal incentivar o consumo de água da torneira e utilizar garrafas reutilizáveis. É mais um passo na política de responsabilidade ambiental da Águas de Santarém, que laçou a marca águAS e criou uma nova garrafa reutilizável.
E é justamente essa garrafa que agora serve de “incentivo” à reciclagem. A empresa está a criar uma rede de pontos de troca de garrafas de plástico em várias escolas do concelho e também nas instalações da empresa, onde quem entregar dez garrafas de plástico vazias recebe uma garrafa da marca águAS.
O plástico recolhido será posteriormente enviado para reciclagem.