António Baião, conhecido funcionário da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), onde era porteiro há vários anos e uma pessoa muito estimada por colegas, professores e alunos, faleceu na noite de domingo 28 de maio, no Hospital de Vila Franca, na sequência de uma paragem cardiorespiratória ocorrida na última quarta-feira, 24 de maio.
O incidente aconteceu durante o I Encontro de Antigos Alunos das Novas Oportunidades e Certificação de Competências da EPSM, realizado num restaurante de Samora, com a participação de mais de uma centena de amigos de António Baião.
A vítima foi prontamente socorrida no local com manobras de reanimação feitas por alguns dos presentes e, posteriormente, pelos bombeiros e pela equipa médica da VMER de Vila Franca de Xira, para onde foi transportada.
O seu estado manteve-se sempre com prognóstico muito reservado, com morte cerebral, vindo a falecer na noite deste domingo.
Natural de Canha, no concelho do Montijo, António Baião, que completava 54 anos na próxima sexta-feira, 2 de junho, estava radicado há vários anos em Salvaterra de Magos, onde era também agente de artistas e organizava eventos, muitos deles de solidariedade.
Esta manhã foi colocada uma faixa negra na entrada da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. As cerimónias fúnebres ainda não estão marcadas.