A cidade de Rio Maior foi palco, no fim de semana de 6 e 7 de junho, do seu primeiro Mercadinho Romano, um evento organizado pela autarquia local que privilegiou a interacção com a comunidade escolar e que contou com a participação da Escola Secundária de Rio Maior, EBI Marinhas do Sal, EBI Fernando Casimiro, Colégio Alto Pina e ainda a 1ª e 2ª Secção do Agrupamento 403 de Rio Maior do Corpo Nacional de Escutas.
Durante dois dias a Praça do Comércio recebeu bancas de produtos hortícolas, sabonetes artesanais, ervas aromáticas, doçaria e uma Taverna Romana onde os Escuteiros de Rio Maior apresentaram muitas iguarias e boa sangria tradicional, tudo comercializado com “moeda romana” criada propositadamente para a utilização neste primeiro Mercado Romano de Rio Maior.
Lugar ainda neste evento para a realização de jogos tradicionais e romanos, cortejos, demonstrações de legionários e danças que também se estenderam às ruas envolventes e Praça da República.
Nos dois dias do Mercadinho a equipa da Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel, para além de coordenar todo o desenrolar do evento, esteve disponível para a realização de visitas guiadas à Casa Senhorial D’ El Rei D. Miguel e Villa Romana.
De destacar, para além dos muitos visitantes, a adesão espontânea de muitos lojistas das ruas envolventes à Praça do Comércio que se apresentaram também eles com visual próprio da época romana valorizando dessa forma ainda mais o evento.