Durante as festas de São José, o pátio das freguesias, na Casa do Campino em Santarém, foi palco do lançamento do livro “Memórias à Mesa”, uma obra que associa gastronomia a memórias afetivas e distantes no tempo.
A obra resulta de um trabalho de estágio de 22 alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, e teve o apoio da Câmara Municipal de Santarém e de várias instituições do concelho.
Com o intuito de reviver e reconstruir os pratos servidos no passado, os estudantes “levaram os utentes e colaboradores das instituições a partilharem não só as suas receitas, mas também as histórias e memórias que os ligam a esses pratos”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.
Este projeto apresenta-se como mais do que um livro de receitas, que, segundo a mesma nota, “através da partilha de histórias e sabores, proporcionou momentos únicos de interação entre os alunos e os utentes, reforçando a empatia e a valorização do outro e promovendo o bem-estar e autoestima dos idosos, mostrando-lhe o quanto continuam a ser importantes”.
“Este é um livro de emoções; as memórias e experiências são o coração pulsante desta obra, inspirando-nos a preservar e celebrar a riqueza da nossa gastronomia, um desígnio que o município tem procurado prosseguir através de múltiplas ações que tem vindo a desenvolver nos últimos anos”, afirmou o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, durante o lançamento da obra.
A obra “remete-nos para uma viagem ao passado e às dificuldades económicas das gerações mais velhas, o que é notório em algumas das receitas”, salientou Adélia Esteves, diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira.