O Barquinha Parque, inaugurado a 2 de julho de 2005, assinalou recentemente o décimo aniversário de existência, sendo atualmente um ícone de Vila Nova da Barquinha e um dos locais eleitos pelos habitantes do concelho e da região para passar os seus tempos livres.
São cerca de 7 hectares de zona verde à beira rio, onde não faltam espaços lúdicos para as crianças, percursos ribeirinhos, equipamentos desportivos e culturais como galerias de exposições, centro cultural, biblioteca, loja e posto de turismo, ateliês artísticos e um alojamento temporário para criadores, tudo enquadrado numa área de prado natural a escassos metros do Rio Tejo.
Caminhar, fazer jogging, levar as crianças para brincar, andar de bicicleta, jogar “à bola” ou simplesmente apreciar a paisagem ribeirinha são algumas atividades que este espaço oferece numa envolvente natural de rara beleza.
A constante dinamização cultural, assim como a disponibilidade de acesso à Internet via wirless, são fatores que complementam a diversidade de propostas para utilização do Barquinha Parque que, em 2007, conquistou o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”.
Em 2012, este espaço reconhecido e premiado acolheu um projeto único em Portugal, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol. Este património artístico contribuiu ainda mais para o seu reconhecimento nacional e internacional, permitindo simultaneamente a sua utilização como área de lazer.