As escolas do distrito de Santarém recolheram mais de 17 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo, no âmbito da 13º edição da campanha “Escola Electrão”, que envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino de todo o país.
Entre as 17 escolas ribatejanas que participaram, 13 estabelecimentos conquistaram cheques-prenda com um valor global de 2.475 euros, que poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos, segundo uma nota de imprensa da Electrão, que promoveu esta iniciativa.
Individualmente, e tendo em conta o volume de resíduos em fim de vida recolhidos e entregues, a vencedora foi a Escola Básica de Fontainhas da Serra, no concelho de Ourém, com 450 euros, seguida pelo Colégio de São Miguel de Fátima, com 375 euros, e a Escola Profissional de Coruche, que ganhou 300 euros.
A nível nacional, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos, divididos em 15 toneladas de pilhas, 7 toneladas de lâmpadas e 337 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras, entre outros aparelhos.
“Este é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”, adianta a mesma nota da Electrão.