A Câmara de Almeirim promoveu um rastreio ao daltonismo nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, no âmbito do “Programa ColorADD nas Escolas”, uma iniciativa que visa a deteção precoce desta patologia.
A iniciativa, que arrancou no Centro Escolar dos Charcos e se estendeu depois a outras sete escolas, rastreou cerca de 250 alunos de 3º ano e respetivos professores, sendo que os resultados serão comunicados aos encarregados de educação.
O programa “representa o investimento superior três mil euros, em que, para além do rastreio, teve uma ação de sensibilização dirigida a toda a comunidade educativa, a ação «Ver e Sentir as Cores» e a adaptação das escolas e das bibliotecas escolares a esta nova linguagem universal”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Almeirim.
Segundo Pedro Ribeiro, o presidente da autarquia, “esta ação pioneira tem como objetivo facilitar a integração social de quem tem dificuldades na identificação de cores e promover a deteção precoce do daltonismo na infância, contribuindo para a criação de escolas inclusivas e, consequentemente, para a luta contra o abandono e insucesso escolar”.
Os alunos vão ainda receber uma caixa de 12 lápis de colorir com o código ColorADD, que mantém o propósito de ensinar esta ferramenta universal.