Esta oferta formativa foi definida numa reunião acerca da “Rede de Ofertas Qualificantes”, entre Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste), a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CMLT), a Câmara Municipal do Cartaxo e a direção do agrupamento.
Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, explicou que a metodologia para a concertação da “Rede de Ofertas Profissionalizantes” é definida pela Agência Nacional para a Qualificação, e decorre de ferramentas como o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e do Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação (SANQ).
O SANQ é um sistema de diagnóstico de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias, que permite estabelecer orientações para a definição da rede de oferta formativa.
A escolha “demonstra a importância que estas ferramentas estratégicas reconhecem à vitivinicultura no concelho e a necessidade que encontraram de profissionais qualificados na área de vitivinicultura”, destacou o professor, acrescentando que “a iniciativa de propor o curso foi da Câmara Municipal, mas o acolhimento, quer pela Rede, quer pelo agrupamento, foi imediato”.
Além deste curso na área da vitivinicultura, o agrupamento vai disponibilizar, no próximo ano letivo, os cursos de “Técnico de Contabilidade”, “Técnico Auxiliar de Saúde”, “Técnico de Ação Educativa”, “Técnico de Cozinha / Pastelaria” e “Técnico de Restaurante / Bar”.