Com o projeto “BlindBus”, os alunos Alexandre Rosa, Bernardo Gil e Ana Fonseca, com o apoio do professor José Carvalho, desenvolveram uma solução prática e de fácil manuseamento que auxilia os invisuais durante a utilização dos transportes públicos, recorrendo a um sistema tátil e de alerta. De acordo com os Censos 2011, em Portugal, existem cerca de 900 mil cidadãos com dificuldades de visão.
{creativeslider id=”15″}
Sabendo que os atuais meios de transporte existentes estão pouco adaptados aos cidadãos com incapacidade visual, este projeto social e inclusivo pretende ser mais uma ferramenta promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades de todos os cidadãos. O prémio ganho, no valor de 1.500 euros, servirá para o desenvolvimento deste e de outros projetos que a EPSM está a trabalhar no âmbito dos vários cursos profissionais que tem.
A EPSM conquistou ainda uma menção honrosa, atribuída ao projeto The Social Impact of RARET in Glória do Ribatejo – From the Past to the Future. Este trabalho, desenvolvido pelos alunos Camila Pintassilgo, Reinaldo Batista, Rita Machado, João Caneira, Vasco Godinho, apoiados pelas professoras Dina Santos e Alice Dias prendeu mostrar o impacto socioeconómico da RARET, “Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão”, com as transmissões da “Rádio Europa Livre”, durante a denominada Guerra Fria, bem como a sua permanência na charneca Ribatejana, entre 1951 e 1996.
A sessão final do Prémio FAQtos decorreu no sábado, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, com a apresentação final perante o júri dos 10 projetos finalistas, dos quais três eram da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. A concurso estiveram inicialmente 44 equipas, provenientes de todo o país.