A celebração do Carnaval em Santarém vai este ano estender-se da cidade a várias freguesias rurais, onde se vão realizar vários desfiles e iniciativas que vão envolver centenas de alunos das escolas do concelho.
Para o dia 5 de fevereiro, está marcado um grande desfile no centro histórico da cidade que vai contar com mais de 700 crianças das escolas do concelho, numa parada animada pela Companhia Circense do Chapitô, que conta com andas, malabaristas, manipuladores e clowns extravagantes.
A concentração, segundo uma nota de imprensa da autarquia, está marcada para as 09h30, no Jardim da Liberdade, passando depois pela Rua Teixeira Guedes, Rua Capelo Ivens, Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto e Praça Marques de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), onde se concentram todos os grupos.
Por volta das 12 horas, o desfile volta ao Jardim da Liberdade, para a concentração final.
O desfile vai juntar crianças dos jardins de infância do Sacapeito, Pereiro, Anacoreta, Choupal, Combatentes, Centro Escolar do Sacapeito, Escola Básica dos Combatentes, Ribeira Santarém, Valle dos Príncipes, “Os Amiguinhos” da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e Jardim Infantil do Milagre do Centro Social Interparoquial de Santarém.
Nas freguesias de Alcanhões, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, participam 119 crianças que realizam o cortejo carnavalesco até à sua sede da freguesia.
A temática carnavalesca deste ano é a alimentação saudável, com destaque particular para a água e para as leguminosas, tendo as escolas sido convidadas a criar as suas máscaras com reutilização de materiais.