O município de Santarém assinalou o “dia da floresta autóctone” com a plantação de 60 árvores no Vale do Choupal e em S. Bento, numa iniciativa de sensibilização ambiental que contou com a participação de 260 crianças da EB 1º Ciclo de S. Bento, EB 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Combatentes e do Jardim de Infância do Choupal.
No total, foram plantados 20 carvalhos-português, cinco sobreiros, 11 azinheiras, quatro amieiros, oito lódão bastardo, seis freixos e seis pinheiros-manso.
A iniciativa “deu a conhecer à comunidade escolar a importância das espécies autóctones, enquanto árvores mais resilientes, que contribuem para a conservação da natureza e da biodiversidade, produção de oxigénio, fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.
O “dia da floresta autóctone” tem como objetivo a promoção e a divulgação da importância da conservação das florestas nativas do território.