Cerca de 20 crianças do jardim de infância e da escola básica do 1º ciclo do Sobral plantaram 15 sobreiros no terreno junto à capela desta aldeia na freguesia de S. Vicente do Paul, concelho de Santarém, na tarde desta quarta-feira, 25 de novembro.
Esta ação de educação ambiental foi promovida pela Câmara de Santarém no âmbito do “dia da floresta autóctone”, e serviu para ensinar aos mais pequenos a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.
Acompanhados pelas educadoras e professoras, os jovens alunos levavam a lição bem estudada, sabiam o que iam plantar e até construíram pequenos canteiros para proteger as árvores e ajudá-las a vingar.
Inserido no âmbito da semana da reflorestação nacional, a autarquia promoveu também a criação de um sumidouro de CO2 no concelho, ao plantar 320 sobreiros em Casal dos Aciprestes, também em São Vicente do Paul.
As árvores foram colocadas num terreno particular de uma família que se comprometeu a cuidar delas ao longo dos anos e a permitir a monitorização do seu crescimento pela equipa técnica do município, para efeito do cumprimento de uma das medidas do “Pacto de Autarcas”, concretamente a promoção de sumidouros para a captura e sequestro de dióxido de carbono.
As 320 árvores foram as que sobraram do projeto “raízes da sustentabilidade”, que decorreu na Casa do Ambiente durante todo o Verão, e que ofereceu um sobreiro a todos os munícipes que o pediram, desde que reunissem as condições para a sua plantação e preservação.
Aderiram a este projeto 76 famílias, que passaram a integrar a rede municipal das “Famílias dos Sobreiros”.