O moderador de “Por Terras de Liberdade” será Diogo Faro, que atualmente “escreve bitaites de bola na Tribuna Expresso, crónicas semanais no Sapo24 e promete conversas (às vezes) interessantes no Podcast «Traz Cerveja» com Pedro Durão”, segundo explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, que organiza esta iniciativa através do projeto municipal “Santarém Cultura” e da Comissão do 25 de Abril de Santarém.
Subordinada ao tema “Feminismo e novas Masculinidades”, a primeira sessão será a cargo da ilustradora Clara Não, tem o nome de “feminista a tempo inteiro”, e realiza-se no dia 20 de abril, às 11 horas, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
“Clara Não destaca-se pela irreverência e ironia nas suas ilustrações, nas quais reivindica a igualdade, trata tabus da sociedade e explora experiências pessoais”, adianta a nota da autarquia, que acrescenta que as suas “ilustrações também fazem parte de projetos feministas e sociais, como “As Bravas”, da Associação Pele, financiado pela Fundação Gulbenkian”.
A segunda sessão, dedicada ao tema “Crise Climática”, terá como convidada a ativista Bianca Castro, e vai realizar-se no dia 18 de maio, às 11 horas, na Escola Superior Agrária de Santarém.
Bianca Castro é ativista pela justiça climática nos coletivos Greve Climática Estudantil e Climáximo e, internacionalmente, no Fridays for Future – onde trabalha e organiza campanhas globais com ativistas de todo o mundo.