Para incentivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso eficiente da água, começando pelas gerações mais novas e envolvendo todos os munícipes, com vista à proteção e preservação dos recursos hídricos – fundamentais para a sobrevivência de todos os seres do Planeta – a campanha foi apresentada na Escola EB 2/3 Alexandre Herculano, onde além de alunos e professores, estiveram autarcas e responsáveis pela gestão da água no concelho.
A campanha foi apresentada pelo presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, que apelou a que todos “possam interiorizar que é muito importante poupar água para que, ao longo da vida, não passem por momentos em que abram a torneira e que não corre água”.
Sublinhando que os alunos “cada vez mais, são jovens de causas” e que “todos devemos vestir a camisola do ambiente”, Ramiro Matos lançou o desafio simples e simbólico da campanha: fechar a torneira por uma hora no dia 22, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, das 15h00 às 16h00, nas escolas do concelho, e das 22h00 às 23h00, em todas as casas do município, acompanhando a iniciativa da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”.
“Vamos monitorizar esta ação e perceber o que, efetivamente, foi poupado nestas horas” e, assim, “perceber o impacto deste gesto simbólico”, salientou Ramiro Matos, explicando que, de acordo com os consumos que existem, numa hora, em Santarém, consomem-se cerca de 500 m3 de água, suficiente para o consumo de uma família padrão durante50 meses, ou, de uma outra forma, a água de 50 famílias durante um mês”.
Para se ter uma ideia, a poupança resultante de fechar as torneiras, só no concelho de Santarém, durante uma hora dava para encher 30 camiões-cisterna dos bombeiros para apagar incêndios, … ou 100 mil garrafões de 5 litros de água”.
Esta iniciativa contempla, também, um jogo interativo e pedagógico – AQUAQUIZ –, cuja 1ª edição da competição do concelho de Santarém decorre, online, de 22 de março a 1 de abri. O jogo destina-se, em especial, à comunidade escolar do 2º e 3º ciclo do ensino básico, podendo, no entanto, ser jogado por todos, cujos prémios são de cariz sustentável.
Para promover a sustentabilidade e a poupança da água ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo, o responsável da empresa referiu que a iniciativa contempla, ainda, o lançamento de um livro com ilustrações, designado “A viagem das gotinhAS”, que conta uma história sobre a importância da proteção e preservação da água.
Fazendo menção ao sucesso da campanha de responsabilidade ambiental, realizada em setembro e outubro último, de troca de garrafas de plástico por garrafas de vidro, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, agradeceu à Águas de Santarém por “continuar, de uma forma muito assertiva, com estas campanhas junto dos mais jovens, que, com toda a certeza, vão fazer a mudança”.