As atividades previstas nestes protocolos destinam-se a servir, prioritariamente, as crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não tenha possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário, no caso da educação pré-escolar.
As AAAF serão, no ano letivo 2019/2020, promovidas em ambos os agrupamentos escolares existentes no Município do Cartaxo, mais concretamente no Jardim de Infância da Lapa, Jardim de Infância de Pontével, Jardim de Infância de Vale da Pedra, Jardim de Infância de Vale da Pinta, e Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique. Serão promovidas quer durante os períodos letivos quer durante as interrupções desses mesmos períodos.
Com Protocolo hoje assinado, o Município compromete-se a colaborar com os parceiros envolvidos na coordenação deste projeto assim como a ceder os espaços escolares, em articulação com os dois agrupamentos, assegurando os custos inerentes à sua utilização nos períodos em causa.
Para o desenvolvimento do acordado neste Protocolo, o Município prestará um apoio financeiro no montante máximo de € 15.000,00 (quinze mil euros) à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I – Pontével, considerando que estarão em causa cinco jardins de infância e o valor a atribuir por cada um ascende a € 3.000,00 (três mil euros).
À Associação de Pais cabe a planificação das atividades e a contratação de técnicos que assegurem a realização das mesmas – música e motricidade -, assim como a aquisição do material necessário.
Na cerimónia de assinatura do Protocolo, o presidente da câmara Pedro Magalhães Ribeiro destacou o excelente trabalho resultante desta parceria no passado e mostrou-se otimista perante o futuro.
“O balanço muito positivo do trabalho levado a cabo por esta parceria é, obviamente, um dos motivos de estarmos aqui hoje a renovar este compromisso. Destaco a atitude proativa da Associação de Pais, que procura sempre envolver-se na resolução das questões e fazer parte da solução. Destaco ainda o apoio dos Agrupamentos, imprescindível para poder prestar este apoio às crianças do pré-escolar do nosso concelho. Espero que as famílias reconheçam este esforço conjunto, inscrevam os seus filhos e possam, assim, beneficiar deste reforço da oferta complementar”, referiu.