Sáb, 24 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara de Santarém substitui iluminação em quatro escolas

A Câmara Municipal de Santarém vai investir 11 mil euros na substituição de equipamentos de iluminação em quatro estabelecimentos de ensino do concelho – o Centro Escolar Salgueiro Maia, o Centro Escolar de Alcanede, a Escola Básica dos Combatentes e a Escola Básica de São Domingos.

Este valor vai ser gasto no âmbito da 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência do Consumo de Energia (PPEC), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que inclui a campanha “Iluminar com Led” da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), a que o Município de Santarém aderiu, conseguindo uma poupança de quase de 26 mil euros (orçamento para este investimento era de 36.944,65 euros).

Nos quatros estabelecimentos de ensino atrás referidos vão ser instalados 654 equipamentos LED no interior dos edifícios: salas de aula/reuniões, salas de atividades e zonas de circulação, adotando novos aparelhos de tecnologia LED, de menor consumo energético, maior rendimento luminotécnico e melhor desempenho fotométrico.

Nos onze municípios da CIMLT, a medida visa a substituição de 9.488 equipamentos existentes por 9.105 equipamentos de tecnologia LED em edifícios públicos, de serviços e equipamentos, como escolas, bibliotecas, sede de município, pavilhões desportivos, entre outros.

O “Iluminar com LED” prevê um investimento na ordem dos 587.000€, comparticipado até 74% pelo programa PPEC, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, permitindo uma poupança na ordem dos 58 por cento, mantendo os níveis de iluminância indicados.

A implementação desta medida poderá representar uma redução anual de consumo na ordem dos 750MWh e de 108 toneladas de emissões de CO2, sendo que este menor consumo poderá equivaler a uma redução de custos na ordem dos 200 mil euros ano, face aos valores atuais da energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB