O dia mundial do ambiente, 5 de junho, foi comemorado em Santarém com o lançamento do projeto “raízes para a sustentabilidade”, na Casa do Ambiente, a par da inauguração da exposição “Montado”, cedido pelo Observatório do Sobreiro e da Cortiça de Coruche.
A exposição é sobretudo pedagógica e direcionada às crianças e a todos os que não têm grandes conhecimentos sobre o montado de sobro e o sobreiro, de modo a mostrar a fauna, a flora e os produtos sociais que lhe estão associados.
As intervenções estiveram a cargo de Emília Leitão, que fez uma apresentação sobre “O Montado – Uma Floresta de Oportunidades”, e Paulo Palha, que falou sobre “Coberturas Verdes – Eficiência Energética e Sustentabilidade”.
O lançamento do projeto ambiental “raízes da sustentabilidade – plante um sobreiro” vai de encontro ao objetivo da União Europeia de travar a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas, reforçando a importância de preservar a biodiversidade com o lema “viver bem, dentro dos limites do nosso Planeta”.
A iniciativa inclui ainda a oferta de um sobreiro às famílias do concelho de Santarém, que tenham um terreno onde possam plantar um exemplar desta espécie autóctone e protegida por lei.
Maria João Cardoso, coordenadora da equipa multidisciplinar de ação para a sustentabilidade (EMAS) da Câmara de Santarém, realçou que existem “quinhentas árvores cedidas para oferecer” e que espera “que sejam acarinhadas”.