A Câmara Municipal de Santarém vai aderir à “hora do planeta”, uma iniciativa da organização global de conservação de natureza World Wide Fund for Nature (WWF), e que este ano se assinala a 19 de março.
Nessa data, em que se comemora também o dia da cidade, a autarquia vai desligar as luzes do edifício dos paços do concelho durante a “hora do planeta”, entre as 20h30 e as 21h30, e a iluminação elétrica do recinto de festas de S. José durante alguns minutos simbólicos, ficando os stands e tasquinhas iluminados por velas e tochas.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara, no âmbito da evolução desta campanha, “o município tem adotado medidas de aumento de eficiência energética e racionalização de consumos em edifícios e espaços públicos”.
A autarquia “vai dar continuidade à substituição de balastros ferromagnéticos por balastros eletrónicos com regulação de fluxo luminoso, continuar a adquirir baterias de condensadores para compensação de energia reativa e vai continuar a desligar focos de iluminação pública de zonas rurais em locais onde não se justifica a presença de iluminação”, explica a mesma nota.
A “hora do planeta” é uma iniciativa que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.